Clínica reduz espaço de arquivo e tempo gasto com a papelada com gestão de documentos

É comum clínicas e hospitais terem problemas com seus arquivos médicos. São exames dos mais variados tamanhos, fichas, prontuários, e dependendo da especialidade, e da frequência de consultas, o número de papéis é gigantesco. O que acaba acontecendo é que salas que poderiam ser consultórios, por exemplo, acabam sendo ocupadas por arquivos. E em muitos casos, funcionários que poderiam estar atendendo pessoas passam o dia lidando com essa papelada sem fim de forma desordenada.

Soluções para clínicas e hospitais

Com a nova resolução do CFM Nº 1.821/07, o Conselho de Medicina aprova a digitalização de documentos com certificação digital, e permite a destruição da mídia em papel ou microfilme. Esse é um trabalho que deve ser feito com muito comprometimento, até porque não são todas as empresas que fazem gestão de documentos que possuem a certificação digital.

A digitalização dos prontuários ou fichas é realizada individualmente, respeitando as normas do CONARQ e as recomendações do CFM.

Gestão de documentos para lidar melhor com a papelada

Uma clínica de oftalmologia em Curitiba tinha problemas de espaço devido à quantidade de documentos arquivados. E, para encontrar fichas de seus paciente, em especial para fazer faturamento e cobrar dos planos de saúde, o tempo dedicado era imenso! Com o projeto de gestão de documentos, agora eles têm todo o material do passado digitalizado, além de uma atualização mensal que gerencia os arquivos do mês.

Com essa mudança, o tempo de resposta ao paciente diminuiu, sendo que está tudo à mão. Em auditorias futuras, a informação sempre estará lá, de forma organizada e fácil de encontrar. A digitalização também permitiu a compactação do papel que precisa ser arquivado, o que economiza espaço. Também foi feito um backup de segurança, com sistema de gerenciamento na nuvem. E o antigo problema de espaço para arquivo não existe mais, além de uma redução de custos da mão de obra interna para consultar os arquivos.

Posts Em Destaque